sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CRIANDO A LOGICA DE UM ZUMBIR

      E ae galera tudo beleza, depois de muito tempo sem  posta nada  hoje estou trazendo mais um tutorial atendendo a um perdido   vou mostra como fazer a logica de um zumbir ,é só fala em zumbir todo mundo lembra da saga   Resident Evil  não é . Deixando os comentário de lado vamos ao que interessa.
      A logica vai se o seguinte ,para mata o zumbir precisara  atira cinco vezes mas se o zumbir leva apenas um tiro na cabeça ele tera que morre ,eu estarei usando a versão do Blender 2.63.


1-No zumbir vocês devem colocar dois cubo um cobrindo toda a cabeça e o outro cubo cobrindo todo o
corpo dele .

2-O cubo da cabeça coloque  o nome dele de "cabeca"  sem o cedilha  e no Cubo que cobri todo o corpo coloque o nome de "corpo".

3-Coloque o esqueleto do zumbir  para segui o cubo com o nome de "corpo" , e o cubo com nome de "cabeca" deverá segui o bone da cabeça do zumbir ok.

4-Agora vamos definir a física  do zumbir:

Cubo com o nome de "corpo"

  -Adicione uma física do tipo dynamic e deixe marcado collision bounds .
  -Marque a opção Actor  e deixe desmarcado o ghost

Cubo com o nome de "cabeca"

  -Adicione uma física do tipo static e deixe marcado collision bounds
  -Desmarque a opção Actor  e deixe marcado o ghost

No esqueleto e  na malha do zumbir 

  -Adicione uma física do tipo No Collision

5-Agora vou explica para que colocar os dois cubo de nome "cabeca"   e   "corpo". O cubo com nome de "cabeca" será um como um sensor para detecta quando a bala atingir a cabeça  e a mesma coisa com o cubo de nome "corpo" .
    Então ficou o seguinte   a malha do zumbir segue o esqueleto e os esqueleto segue o cubo com o nome de
corpo ,então para movimenta o zumbir você deverá colocar os movimento no cubo com o nome de corpo ok.


6-Definido a logica :

Cubo com o nome de "corpo"

  -Adicione um sensor do tipo Collision e um controlador do tipo python ,no sensor Collision em  propert
coloque "bala"  isso e para que o corpo apenas detecta a colisão da bala que ainda iremos criar

  -Na aba Properties ou em português (propriedade) adicione um Game Property do tipo Integer e nomeie como  " vidaZumbir " ,e nesse Game Property em value que você definira a quantidade de balas que precisara para mata o zumbir ,para exemplo coloque 5.

- Adicione um sensor do tipo Message e  em subject coloque  a menssagem "morre"

-Adicione esse Script no controlador python

from bge import logic as g
c=g.getCurrentController()
o=c.owner

Collision=c.sensors['Collision']
Message=c.sensors['Message']

if Collision.positive:
    o['vidaZumbir']-=1
    if o['vidaZumbir']<1:
        o.endObject()

elif Message.positive:
    o.endObject() 


Cubo com o nome de "cabeca" 

  -Adicione um sensor do tipo Collision e um controlador do tipo and e um actuator do tipo  Message
no sensor Collision em propert deixe o nome " bala" para que somente detecta a colisão da bala .



- No actuator Message em  subject coloque messagem  " morre"

7-Agora vamos cria  a física da bala   :

-Na bala que criara coloque uma física como Dynamic e deixe o actor desmarcado  e o ghost  marcado
marque também a opção Collision bounds

-Adicione na bala um Game Property e nomeie como "bala"

Isso e o minimo que a bala precisa ter para colidir com o zumbir ,se você quiser fazer a bala sumir quando
colidir ou fazer a bala ir em uma direção ou fazer uma arma atira  isso já e para outro tutorial ok.

8-Explicando as parte mais importante do script caso queira fazer alguma alteraçao:


from bge import logic as g
c=g.getCurrentController()
o=c.owner

Aqui estamos acessando os sensores adicionado
Collision=c.sensors['Collision']
Message=c.sensors['Message']

Aqui definimos o que acontecera se a bala colidir com o Zumbir
if Collision.positive:
    o['vidaZumbir']-=1

Aqui estamos dizendo para a bge que se o Zumbir tive levado 5 tiro ele tem de sumir
    if o['vidaZumbir']<1:
Nessa linha estamos deletando o Zumbir quando ele morre ,se você quiser poderá roda uma animção 
do zumbir morrendo mais para isso você devera sabe um pouquinho de python.
        o.endObject()

E aqui também estamos deletando o Zumbir mais só quando ele leva um tiro na cabeça.
elif Message.positive:
 Aqui  você também poderá roda  uma animação do  Zumbir morrendo, mais para isso  também  você devera sabe um pouquinho de python  ou acha um tutorial de como roda animação na bge  via script .
    o.endObject() 


Se você encontra algum erro nesse tutorial é só me avisar que rapidamente irei corrigir ok, lembrando que
usei a  versão 2.63  para esse tutorial, hoje já temos a versão 2.72 do blender.



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