E ae galera tudo beleza, depois de muito tempo sem posta nada hoje estou trazendo mais um tutorial atendendo a um perdido vou mostra como fazer a logica de um zumbir ,é só fala em zumbir todo mundo lembra da saga Resident Evil não é . Deixando os comentário de lado vamos ao que interessa.
A logica vai se o seguinte ,para mata o zumbir precisara atira cinco vezes mas se o zumbir leva apenas um tiro na cabeça ele tera que morre ,eu estarei usando a versão do Blender 2.63.
1-No zumbir vocês devem colocar dois cubo um cobrindo toda a cabeça e o outro cubo cobrindo todo o
corpo dele .
2-O cubo da cabeça coloque o nome dele de "cabeca" sem o cedilha e no Cubo que cobri todo o corpo coloque o nome de "corpo".
3-Coloque o esqueleto do zumbir para segui o cubo com o nome de "corpo" , e o cubo com nome de "cabeca" deverá segui o bone da cabeça do zumbir ok.
4-Agora vamos definir a física do zumbir:
Cubo com o nome de "corpo"
-Adicione uma física do tipo dynamic e deixe marcado collision bounds .
-Marque a opção Actor e deixe desmarcado o ghost
Cubo com o nome de "cabeca"
-Adicione uma física do tipo static e deixe marcado collision bounds
-Desmarque a opção Actor e deixe marcado o ghost
No esqueleto e na malha do zumbir
-Adicione uma física do tipo No Collision
5-Agora vou explica para que colocar os dois cubo de nome "cabeca" e "corpo". O cubo com nome de "cabeca" será um como um sensor para detecta quando a bala atingir a cabeça e a mesma coisa com o cubo de nome "corpo" .
Então ficou o seguinte a malha do zumbir segue o esqueleto e os esqueleto segue o cubo com o nome de
corpo ,então para movimenta o zumbir você deverá colocar os movimento no cubo com o nome de corpo ok.
6-Definido a logica :
Cubo com o nome de "corpo"
-Adicione um sensor do tipo Collision e um controlador do tipo python ,no sensor Collision em propert
coloque "bala" isso e para que o corpo apenas detecta a colisão da bala que ainda iremos criar
-Na aba Properties ou em português (propriedade) adicione um Game Property do tipo Integer e nomeie como " vidaZumbir " ,e nesse Game Property em value que você definira a quantidade de balas que precisara para mata o zumbir ,para exemplo coloque 5.
- Adicione um sensor do tipo Message e em subject coloque a menssagem "morre"
-Adicione esse Script no controlador python
from bge import logic as g
c=g.getCurrentController()
o=c.owner
Collision=c.sensors['Collision']
Message=c.sensors['Message']
if Collision.positive:
o['vidaZumbir']-=1
if o['vidaZumbir']<1:
o.endObject()
elif Message.positive:
o.endObject()
Cubo com o nome de "cabeca"
-Adicione um sensor do tipo Collision e um controlador do tipo and e um actuator do tipo Message
no sensor Collision em propert deixe o nome " bala" para que somente detecta a colisão da bala .
- No actuator Message em subject coloque messagem " morre"
7-Agora vamos cria a física da bala :
-Na bala que criara coloque uma física como Dynamic e deixe o actor desmarcado e o ghost marcado
marque também a opção Collision bounds
-Adicione na bala um Game Property e nomeie como "bala"
Isso e o minimo que a bala precisa ter para colidir com o zumbir ,se você quiser fazer a bala sumir quando
colidir ou fazer a bala ir em uma direção ou fazer uma arma atira isso já e para outro tutorial ok.
8-Explicando as parte mais importante do script caso queira fazer alguma alteraçao:
from bge import logic as g
c=g.getCurrentController()
o=c.owner
Aqui estamos acessando os sensores adicionado
Collision=c.sensors['Collision']
Message=c.sensors['Message']
Aqui definimos o que acontecera se a bala colidir com o Zumbir
if Collision.positive:
o['vidaZumbir']-=1
Aqui estamos dizendo para a bge que se o Zumbir tive levado 5 tiro ele tem de sumir
if o['vidaZumbir']<1:
Nessa linha estamos deletando o Zumbir quando ele morre ,se você quiser poderá roda uma animção
do zumbir morrendo mais para isso você devera sabe um pouquinho de python.
o.endObject()
E aqui também estamos deletando o Zumbir mais só quando ele leva um tiro na cabeça.
elif Message.positive:
Aqui você também poderá roda uma animação do Zumbir morrendo, mais para isso também você devera sabe um pouquinho de python ou acha um tutorial de como roda animação na bge via script .
o.endObject()
Se você encontra algum erro nesse tutorial é só me avisar que rapidamente irei corrigir ok, lembrando que
usei a versão 2.63 para esse tutorial, hoje já temos a versão 2.72 do blender.
Aprendir. Muito facil. valeu.
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